🤑 Contas a receber
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Contas a receber

Introdução ao módulo

O módulo contas a receber contém as informações das parcelas originadas nas vendas feitas a prazo pelos módulos faturamento, frente de caixa, NFC-e, SAT, nota manual e também das duplicatas geradas manualmente através do próprio módulo.

O usuário pode ter o controle total das contas a receber, contas recebidas, atraso e a vencer, sendo possível a emissão de relatórios com todas as informações necessárias para o total controle dos recebimentos da empresa.

As informações do módulo contas a receber podem ser visualizadas pela listagem de dados, ou individualmente pela ficha de cadastro. As principais funções disponíveis neste módulo são: 

  • Recebimento de contas;
  • Recebimento de convênios;
  • Imprimir boleto em folha branca (A4);
  • Imprimir duplicadas;
  • Imprimir boletos em formulário contínuo;
  • Imprimir carnê, imprimir recibo;
  • Gerar lançamento no caixa de contas recebidas e fluxo de contas a receber.

Na tela principal você ainda contará com os campos e seus valores:

Vencendo hoje: mostra a soma das contas com vencimento na mesma data atual.

A vencer: mostra a soma das contas com vencimento maior que a data atual.

Recebidas: mostra a soma das contas recebidas.

Atrasadas: mostra a soma das contas em atraso.

⚠️

Para gerar os valores referentes de cada status (vencendo hoje, a vencer, recebidas e atrasadas) é necessário clicar no símbolo de soma.

Ao marcar ou desmarcar o checkbox da situação dos títulos, será efetuado um filtro na tabela, ex.: desmarcada a opção atrasadas, o sistema ocultará da listagem todos os títulos em atraso. Os valores dos quatro quadros de totais, não levam em consideração os filtros aplicados, mostrando o valor integral registrados no contas a receber.

Na parte inferior da listagem serão mostrados os valores totais do módulo contas a receber. Quando a listagem estiver com uma condição (filtro) aplicada, os valores abaixo serão referente a condição aplicada.


Visão geral do módulo


Campos

Campos disponíveis na ficha de uma conta a receber.

Documento:

Este campo contém 8 dígitos que conterão o número do documento e também a identificação da parcela. Quando a parcela for originada por uma venda a prazo no módulo faturamento, o número do documento conterá os 6 dígitos, identificando o número da nota fiscal e mais 1 ou 2 dígitos (letras ou caracteres) identificando a parcela. No exemplo da tela acima temos uma parcela da nota fiscal 000119 e a letra A identificando que é a 1ª parcela. Quando o parcelamento for feito pelo módulo frente de caixa os dois primeiros dígitos do documento serão letras, identificando o número do caixa e o número da loja que estão na impressora fiscal. Este número também pode ser preenchido manualmente bem como, as letras identificando a parcela, em casos de lançamento manual no contas a receber.

Histórico:

Campo para preenchimento de um pequeno resumo da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a identificação da parcela e com o número do documento fiscal, quando as parcelas forem feitas pelos módulos faturamento ou frente de caixa.

Nome do cliente: 

Nome do cliente de que a parcela será cobrada. Este campo é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelos módulos de faturamento ou frente de caixa. Quando o lançamento for feito manualmente, o sistema abrirá uma lista com os nomes dos clientes cadastrados para a seleção.

Emissão:

Data em que a parcela foi emitida. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelos módulos de faturamento ou frente de caixa.

Vencimento: 

Data de vencimento da parcela. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelos módulos de faturamento ou frente de caixa, respeitando as configurações de intervalo entre parcelas efetuadas.

Recebido em:

Data do recebimento da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a data do recebimento, quando usada uma das quatro opções de recebimento: receber contas, recebimento de vários títulos, recebimento parcial do título ou o recebimento pela ficha.

Valor recebido:

Valor recebido da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com o valor recebido, quando quitada a duplicata pela tela de recebimentos.

Valor atual:

Valor atual do título. Este campo também é preenchido automaticamente levando em consideração os dias de atraso do título e também a configuração de juros para as contas em atraso.

Valor do juro:

Indica o valor atual de juros aplicado sobre esta parcela. Este valor é somado ao valor da parcela mostrando assim o total com juros no campo valor atual.

Forma de recebimento: 

Indica qual foi a forma de recebimento em que a parcela foi recebido (ex.: recebido em dinheiro, ou também se for integrado com o módulo banco, qual foi a agência e conta em que o lançamento de recebimento foi integrado).

Plano de contas: 

Campo para informar para qual plano de contas o valor recebido será creditado, quando o título for quitado. Este campo é preenchido automaticamente quando o parcelamento for feito pelo módulo faturamento.

Centro de custo: 

Campo para informar para qual centro de custo o valor recebido será creditado, quando o título for quitado. Este campo é preenchido automaticamente quando o parcelamento for feito pelo módulo faturamento.

Portador: 

Nome da espécie de pagamento do título (boleto do banco, carnê, cheque, etc). Campo preenchido automaticamente após a impressão dos documentos de cobranças referentes a parcela.

Nosso número:

Número identificador do título no banco, este número será impresso levando em consideração as configuração feitas para os boletos bancários para papel A4.

Tipo de documento:

Campo auxiliar para informação do tipo do documento de cobrança (cartão visa, boleto bancário).

Observações:

Campo onde o usuário pode digitar informações adicionais sobre esta parcela ou negociação da venda. Conta com a barra de personalização de fonte, onde é possível fazer as alterações básicas de fonte no texto, como alinhamento, cor, tamanho, estilo, negrito, itálico, sublinhado, etc.

  • 1. Indica linha e coluna onde o cursor está posicionado;
  • 2. Insere data e hora atuais na posição do cursor;
  • 3. Imprime o texto das observações. A impressão será feita com toda a caracterização atribuída ao texto;
  • 4. Altera cor do texto selecionado;
  • 5. Define alinhamento à esquerda para a linha onde o cursor está posicionado;
  • 6. Define alinhamento centralizado para a linha onde o cursor está posicionado;
  • 7. Define alinhamento à direita para a linha onde o cursor está posicionado;
  • 8. Abre assistente para mudança de fonte;
  • 9. Define o texto selecionado como negrito, ou para normal, caso já esteja em negrito;
  • 10. Define o texto selecionado como itálico, ou para normal, caso já esteja em itálico;
  • 11. Define o texto selecionado como sublinhado, ou para normal, caso já esteja sublinhado.

Tela do módulo receber:


Receber parcela

Valor integral

Para receber uma parcela, selecione a desejada, clique em receber conta e então em processar.

Na lista de contas a serem recebidas serão exibidos os seguintes campos:

Número do documento:

Número que identifica o documento em questão;

Valor:

Valor original da duplicata;

Recebido:

Valor recebido, que pode já vir com o valor do juro ou desconto calculado, dependendo da configuração das taxas de juros e da marcação de sugestão de recebimento com juros. Estas configurações serão feitas nas configurações do financeiro e parcelamento;

Recebido em:

Data do recebimento, preenchida automaticamente com a data atual do computador;

Forma de recebimento:

Traz por padrão as formas dinheiro e cheque, além de listar as contas bancárias cadastradas. Para que o lançamento seja feito no módulo bancos, é necessário ter ao menos uma conta bancária cadastrada no sistema e selecioná-la neste campo;

Percentual e valor do desconto/acréscimo:

Desconto ou acréscimo podem ser preenchidos diretamente nos campos em questão ou o sistema calculará caso o valor recebido seja diferente do valor original. Nestes campos o sistema preencherá os juros, caso esteja configurado para calcular, bem como o desconto, se a parcela for recebida antes do vencimento. Para conceder descontos, preencha o valor ou percentual do desconto, no referido campo, precedido do sinal de menos, exemplo: “-5,25“.

Total:

Valor que será recebido da parcela.

Valor parcial

Para receber parcialmente uma parcela, selecione a parcela que deseja receber, clique em receber conta e clique em recebimento parcial.


Depois digite no campo valor recebido, o valor que está recebendo desta parcela e clique em gerar nova duplicata do valor restante para gerar uma nova parcela no contas a receber.

Será gerada na tela a nova parcela com o valor restante, data da emissão (será a data atual) e a nova data de vencimento desta parcela. Clique em gerar parcela para criar a nova parcela.


Retorno bancário

A solução GDOOR possibilita a importação do arquivo gerado através do sistema bancário. A opção será apresentada somente para registros gerados a partir da nota fiscal de venda. Para acessar a opção no módulo contas a receber, basta clicar em receber conta e escolher a opção retorno bancário.

Após, basta indicar o local onde está salvo o arquivo gerado no sistema bancário e efetuar a quitação dos títulos:


Boletos

Boletos em folha A4

Para emitir um boleto em folha A4, selecione a ou as parcelas que deseja gerar os boletos e clique na opção boleto folha A4

Abrirá a seguinte tela:

Na tela apresentada acima, na esquerda serão listados os documentos selecionados para impressão dos boletos. Na direita, a lista de modelos de boletos cadastrados, basta selecionar um deles e clicar no botão imprimir para que o sistema inicie a impressão de um boleto para cada documento listado na esquerda.

Botões e funções:

Imprimir:

Realiza a impressão do boleto na impressora padrão do Windows.

E-mail:

Abre uma nova mensagem de e-mail no gerenciador de e-mails padrão do computador, com o boleto em anexo. Caso no cadastro do cliente o e-mail esteja preenchido, este já será inserido na caixa “para:“.

PDF:

Gera o boleto em um arquivo extensão PDF.

Apenas remessa:

Gerará este registro para o arquivo de remessa.

É necessário marcar a opção gerar arquivo para remessa.

Gerar parcelas da mesma conta em formato de carnê:

Realiza a impressão em formato carnê.

Boletos no formato reduzido:

Realiza a impressão em formato reduzido.

Gerar arquivo para remessa:

Gera o arquivo de remessa para o banco ao utilizar as opções de imprimir, e-mail e PDF.